TV Floripa

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

10ª Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus integra a agenda anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesse ano, a sua 10ª edição ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. Essa temática “vai se concentrar tanto no crescimento dos museus e na construção de seu futuro quanto em questões como mudanças climáticas e os novos meios de comunicação eletrônica.” O ano de 2012 comemora também um marco da museologia mundial: os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile/1972, quando uma nova proposta de fazer museal foi apresentada ao mundo. Assim, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) em parceria com o Museu da Imagem de Santa Catarina (MIS/SC), vinculados a Fundação Catarinense de Cultural organizaram palestras, workshop e exibição de filmes para adultos e crianças como programação para a semana.

 
 
Programação
 
14 de maio de 2012 - Segunda-feira
Palestra Museu virtual, Museu plural - Ana Beatriz Bahia
Parceria: Estúdio Casthalia
Local: Cinema do CIC
Horário: 16h
 
Sobre a palestra
O museu é tomado como instituição social que tanto preserva quanto propicia a renovação de valores e hábitos culturais. É nessa perspectiva que a palestrante aborda os chamados “museus virtuais”, museus que se apropriam de tecnologias digitais e baseadas na Internet para melhor se comunicar e educar seus públicos. Assim, apresenta iniciativas online de museus de várias partes do mundo que plasmam a ideia museu plural (Martín-Barbero), exemplos de como o museu pode não apenas reinventar seus métodos e ampliar seu espaço de atuação, mas redefinir sua posição na sociedade de hoje.
 
Sobre a palestrante
Ana Beatriz Bahia é formada em Artes Plásticas/UDESC e doutora em Educação/UFSC. Há 12 anos fundou o estúdio www.casthalia.com.br, desenvolvedor de tecnologias educacionais para museu e outras instituições de educação não-formal ou formal. Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se: “A Mansão de Quelícera” (game para o Ensino de Arte, desenvolvido em parceria com o CEART/UDESC e recomendado pelo MEC), “Mata Atlântica: O Bioma Onde Eu Moro” (game que introduz a tecnologia multimouse no Brasil, desenvolvido em parceria com o LEC/UFSC) e “Caixa de Brinquedos” (em parceira com o Museu da Infância/UNESC, game que adapta os modos de uso de brinquedos do acervo do museu para o meio digital). Atualmente, atua como pesquisadora junto ao Centro de Tecnologia Social do SESI. Possui publicações acadêmicas, no âmbito nacional e internacional, assim como materiais de apoio ao educador e livros para o público infantil.
 
 
15 de maio de 2012 - Terça-feira
Exibição de Filme – Cinema infanto-juvenil  
Parceria: FAÇA
Local: Cinema do CIC – das 14 às 17 horas
Agendamento de Escolas com antecedência – Vagas limitadas
Telefone: (48) 3953- 2329 [das 13h às 19h], com Cristiane ou Morena
 
 
16 de maio de 2012 - Quarta-feira  
Abertura da exposição – “Palavras e Obras” de Bené Fonteles e Silvana Leal
Local: Museu de Arte de Santa Catarina - MASC
Horário: 19h30min
 
 
17 de maio de 2012 - Quinta-feira 
Palestra e visita mediada à exposição com o artista Bené Fonteles
Horário: 15h30min às 17h
Local: Museu de Arte de Santa Catarina - MASC
 
 
18 de maio de 2012 – Sexta-feira
Workshop “O que há de vir?” com a artista Silvana Leal
Horário: 15h às 17h30m
Local: Museu de Arte de Santa Catarina - MASC
Publico alvo: professores
Vagas: 30
Informações: com Núcleo de Arte-Educação do MASC
Telefone: (48) 3953-2324 [das 13h às 19h]
Inscrições: enviar os dados solicitados abaixo para: naemasc@fcc.sc.gov.br
 
Workshop “O que há de vir?” com a artista Silvana Leal
Nome completo: 
Formação:
Instituição:
Telefone: 
E-mail:
 
 
Sobre o Workshop
“O workshop, de caráter experimental, oferece aos seus participantes uma experiência sensorial com a arte e visa uma aproximação direta com a criação da artista por meio de ações e reflexões que pretendem levantar discussões acerca da arte e suas possibilidades educacionais e/ou patrimoniais.”
 
Sobre a Artista
“Natural de Itajaí, Estado de Santa Catarina, Silvana Leal nasce em 1971. Gradua-se Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí, em 1993, e completa sua formação como psicóloga no Instituto de Saúde Mental, na granja do Riacho Fundo, Brasília, em 1995. Na fotografia, sua área de pesquisa permeia o estudo do imaginário, por meio de experiências com modelos vivos, natureza, textura e a paisagem urbana. O que a autora denomina “Onirografia”. Atualmente Silvana reside em Florianópolis e Itajaí e vem desenvolvendo seu trabalho com vários tipos de suportes tais como o vídeo, objetos e instalações, além da fotografia e da literatura.” (www.silvanaleal.com).
 
Obs.: os participantes das palestras e workshop receberão declaração de presença.  
 
 
18 de maio de 2012 – Sexta-feira  
Lançamento do Filme “A Vida em um dia”
Horário: 19h15min às 21h30min
Local: Cinema do CIC
Parceria: AAMISC/Cinema do CIC
ATENÇAO: O MIS/SC e a AAMISSC em parceria com o Cinema do CIC irá distribuir mediante agendamento ingressos para a sessão. Para garantir seu ingresso gratuito os interessados deverão ligar (48) 39532329 e agendar seu ingresso até dia 18 de maio as 15 horas.
 
Sinopse: Experimento histórico filmado e postado em um único dia por milhares de usuários do Youtube do mundo, que registraram alguns momentos de suas vidas diante das câmeras.
 

Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica - CEP 88.025-202 - Florianópolis/SC

FONTE: http://www.masc.sc.gov.br/

Comentários

Adicionar comentário