TV Floripa

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Funcine lança o curta O Gato, de Juliana Bassetti

 

O Gato, primeiro curta-metragem da jornalista Juliana Bassetti, tem pré-estreia dia 11 de dezembro, terça-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Com duração de 11 minutos, a história é uma adaptação de um conto homônimo do escritor Christiano Scheiner. A narrativa mostra a mudança na rotina de trabalho do executivo Paulo e sua secretária Clara depois que ele encontra um gato morto em cima da mesa de seu escritório. O animal passa a estimular comportamentos inusitados em ambos, trazendo à tona seus desejos mais obscuros.

 

O roteiro de O Gato, adaptado pelo próprio autor do conto, foi selecionado em 2011 por uma oficina oferecida gratuitamente pelo Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e realizada pela produtora Novelo Filmes, em parceria com a Fundação Cultural Badesc. Outros quatro projetos de roteiro foram selecionados para o curso, com um processo de desenvolvimento durante dez encontros sob orientação de profissionais da Novelo Filmes. No projeto O Gato, além de Christiano Scheiner como roteirista e Juliana Bassetti na direção, compôs a equipe a produtora Neca Gamarra.

 

Na segunda fase da oficina, O Gato venceu um processo seletivo no formato pitching organizado pela Novelo Filmes e foi escolhido para ser rodado com apoio do Funcine, da produtora de áudio Onda Sonora e da Cinesupport, locadora de equipamentos para cinema e TV. Os parceiros da oficina cederam seus profissionais e equipamentos e a verba disponível foi exclusiva para despesas de produção e arte. “Foram quase 40 pessoas envolvidas diretamente no filme e, mesmo sabendo que o curta fazia parte de uma oficina, a postura profissional esteve presente em todas etapas do processo de realização”, explica a produtora executiva Carol Gesser. O Gato foi rodado em dois dias e em quatro locações no Centro de Florianópolis.

 

O curta-metragem conta com atores experientes: André Francisco (Mestre em Artes Cênicas pela Udesc e um dos fundadores do grupo Teatro em Trâmite) e Gilca Rigotti (atriz da peça Pequeno Monólogo de Julieta, também de autoria de Christiano Scheiner). A trilha musical ficou por conta de Hedra Rockenbach, musicista e diretora de arte do grupo Cena 11 de dança. A assistência de direção ficou a cargo de Cíntia Domit Bittar, diretora do premiado curta Qual Queijo Você Quer. “Cíntia foi muito importante no processo, desde a pré-produção até os dias de gravação. Ela compartilhou informações preciosas que só se aprende em set e me deu liberdade para pensar e decidir como eu queria determinado plano”, conta a diretora estreante.

 

Um dos maiores desafios da equipe foi ter um animal em set. Isso porque o gato da história está morto, e o gato-ator Odorico – animal de estimação de uma colega – precisou ser sedado durante as gravações, sempre com o acompanhamento de uma veterinária. “Primeiramente, tivemos que gravar todas as cenas do Odorico para aproveitar a sedação, que não duraria muito tempo. E as cenas dele aconteciam em duas locações diferentes, foi uma corrida contra o tempo”, relembra Juliana.

 

Após o pré-lançamento, o curta-metragem seguirá o circuito de festivais nacionais e internacionais. A realização do curta-metragem O Gato também contou com o apoio da Loja Varal, Tucano House Backpacker, Loja do Guarda Pó e Banca Catedral.

 

O Gato
Direção de Juliana Bassetti, Brasil, 2012. Suspense. 12 anos.
Com Gilca Rigotti, André Francisco, Afonso Nilson de Souza

 

O quê: pré-estreia do curta-metragem O gato, de Juliana Bassetti

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis

Quando: 11 de dezembro, terça, às 19h

Quanto: gratuito

 

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=7742

Comentários

Adicionar comentário