TV Floripa

Carregando...
Redes sociais:
RSS

Indicar página

Exposição comemora 60 anos do Museu Victor Meirelles

 

A exposição Viagem em torno do museu: 60 anos de Museu Victor Meirelles, em comemoração a data alusiva à sua criação – 15 de novembro de 1952, fica em cartaz até 17 de fevereiro de 2013, conta com o patrocínio da Orsitec – Assessoria Contábil e Empresarial, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Estarão expostas obras pertencentes ao acervo do museu, com destaque para aquelas que integram o chamado ‘núcleo inicial’.

Dividida em quatro módulos, a exposição foi pensada a partir de dois pilares: o primeiro aborda a formação do acervo do museu, que contempla a produção artística de Victor Meirelles bem como de artistas da década de 1950 até os dias atuais. O segundo centra-se na narrativa de viajantes, derivando daí a ideia que dá nome à exposição.

A obra escolhida para abrir a mostra é a última adquirida pelo museu, sendo também a única datada do século XVIII em seu acervo: a gravura Vue de l´Île de Sainte-Catherine, desenhada em 1785, por Gaspard Duché de Vancy, é uma das imagens fundadoras da iconografia da cidade de Florianópolis.

Museu exposto
Também faz parte da exposição comemorativa a própria edificação que hoje abriga o Museu Victor Meirelles: a casa onde nasceu o artista catarinense. A aquisição pelo Governo Federal, em 1946, do típico sobrado lusobrasileiro da virada do século XVIII e o tombamento da edificação como patrimônio histórico nacional, em 30 de janeiro de 1950, seriam os primeiros atos para a inauguração do Museu Victor Meirelles, em 15 de novembro de 1952 – data que também assinala a Proclamação da República.

O processo de formação de seu acervo museológico, ao longo de seis décadas, acabou resignificando a própria instituição, sobretudo a partir da década de 1990, quando trabalhos artísticos modernos e contemporâneos passaram a ocupar suas salas de exposições e a reserva técnica.

A entrada é gratuita. Mais informações pelo endereço eletrônico mvm.ac@museus.gov.br ou pelos telefones (48) 3223.3274/3225.4121.

Texto e foto: Divulgação MVM

FONTE: http://www.museuvictormeirelles.gov.br

Comentários

Adicionar comentário